Kazuo Ishiguro

Há pouco tempo, li Never Let Me Go (Não Me Abandone Jamais), de Kazuo Ishiguro. O livro foi adaptado para o cinema ano passado e o trailer tinha me parecido interessante (o filme teve uma exibição relâmpago nos cinemas, ainda não consegui ver). Resolvi ver sobre o que se tratava. Gostei tanto que já li outro do mesmo autor, The Remains of the Day (Resíduos do Dia), vencedor do prêmio Booker. O primeiro descreve as vidas de um grupo de crianças criadas para serem doadoras de órgãos, especialmente sua infância num internato inglês. No segundo, um mordomo reflete sobre seus anos de serviço dedicados a um nobre britânico. O que os dois livros têm em comum são sua estrutura e sua sutileza. Ambos são narrados em primeira pessoa como relatos das lembranças dos personagens principais. Ishiguro retrata bem a forma não-linear como a memória se organiza, como uma lembraça puxa a outra, como detalhes às vezes se misturam, ou são inteiramente fabricados. Mesmo com as idas e vindas no tempo, as histórias são suficientemente bem construídas para que se acompanhe sem problemas seus desdobramentos.

 

Muito dos dois livros tem de ser inferido. Revelações que em outras histórias seriam bombásticas são apresentadas como meros detalhes, quase triviais. Tampouco há espaço para grandes emoções. Os personagens, e a própria forma de Ishiguro de contar suas histórias, são contidos. Os leitores se veem na posição de observadores distantes, não só no tempo e no espaço, mas também emocionalmente. Ishiguro nos leva a ver todas as implicações do arrependimento, da perda, da falta de esperança, da inevitabilidade da morte, sem oferecer saídas ou resoluções, nem mesmo o escape da reação dos personagens. Kathy H. e Stevens parecem quase apáticos, mas, no fim, a impressão que temos é de duas pessoas exercendo ao máximo o autocontrole. A forma como Ishiguro conduz, sutilmente, à reflexão torna ambos os livros muito mais impactantes do que qualquer sentimentalismo desmedido.

 

O trailer do filme:

 

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