O problema da laicidade

Pela segunda vez em pouco mais de seis meses nos defrontamos com o que parece ser uma óbvia violação da laicidade do Estado. Primeiro com a questão do aborto na eleição presidencial,agora com a suspensão da distribuição do kit anti-homofobia. Mas o que significa dizer que o Estado é (ou deve ser) laico? Me parece que essa questão está longe de ser resolvida, e não apenas no Brasil. Na França, a questão da laicidade aparece em meio a uma discussão sobre a identidade nacional, como resposta à crescente presença de muçulmanos no país. Na Turquia, o Estado laico foi uma aposta, um modelo de modernização cada vez mais visto como infrator da liberdade de religião. Nos Estados Unidos, políticos desejosos de atender às demandas de conservadores cristãos têm tentado restringir de todos os meios possíveis o acesso ao aborto, apesar de a prática ser legal no país.

A laicidade do Estado não é só indispensável à garantia dos direitos das mulheres e dos LGBTTI; é também indispensável à própria liberdade de religião. É engraçado ver que os grupos que se opõem à lei de criminalização da homofobia porque imporia restrições à sua liberdade de culto são os mesmos a minar o próprio princípio que lhes assegura essa liberdade. Fica a certeza de que, para os setores mais reacionários da sociedade brasileira, a bandeira da liberdade de religião serve de escudo para suas tentativas de atrelar a agenda política do pa??s a crenças discriminatórias. Cabe lembrar ao governo o slogan antigo: se o Brasil é o país de todos, a esfera pública tem de servir a todos, assegurando seus direitos e combatendo todo tipo de discriminação.

Tagged , , , ,

One thought on “O problema da laicidade

  1. Carol says:

    adoro sua capacidade de ser sucinta. eu precisei expressar minha revolta sobre o assunto, que culminou com a quest??o da suspens??o do kit (por motivos, digamos "obscuros", mas que n??o deixam o problema que vc aponta de lado) ao me deparar com a not??cia. n??o pelo conte??do ou por qualquer cunho do material, pois nada li e nada vi, mas pela hist??ria toda. ainda bem que vc n??o estava online. e que nao seja mais um t??pico sobre o qual venham argumentar que ?? uma jabuticada.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: