Storm e o binarismo de gênero

Um casal canadense decidiu manter o sexo de seu terceiro filho segredo. Apenas os pais, os irmãos e poucos parentes sabem se Storm é menino ou menina. É importante dizer que os pais não estão criando seu/sua filho(a) sem gênero, apenas querem assegurar que Storm tenha a liberdade de fazer suas próprias escolhas. A decisão, controversa, traz à tona mais uma vez o debate sobre sexo, gênero e identidade.

As feministas afirmam a necessidade de se transpor não apenas os atuais papéis de gênero, mas também o próprio binarismo de gênero. Se nós não somos definidos por nossa biologia, que motivo há para que todos tenhamos que ser ou homens ou mulheres? A sigla (continuamente em expansão) do movimento LGBTTI já incorpora as pessoas intersex, assinalando a necessidade de se expandir a forma como pensamos sobre essas questões. Entretanto, a maioria das pessoas ainda entende o gênero como elemento constitutivo básico de identidade; para muitos, ações como a dos pais de Storm colocariam a criança em risco de problemas psicológicos devido à falta dessa estrutura básica. 

Não nego que há riscos para quem ousa romper com os papéis de gênero clássico. Nem é necessário apontar os níveis alarmantes de assassinatos de pessoas trans no mundo todo. Basta ver a reação desencadeada por algo tão simples quanto um menino de quatro anos querer se fantasiar de Daphne para o Halloween. Ainda assim, acredito que apenas a superação do binarismo e do essencialismo possibilitarão o fim da discriminação de gênero, seja contra mulheres, contra pessoas trans, ou contra quem se recusa a ser definido em qualquer categoria, como Norrie May-Welby, primeira pessoa a ser oficialmente declarada sem gênero no mundo. Decisões como a dos pais de Storm, quem sabe, indicam um caminho possível para atingir esse objetivo.
Tagged , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: