AIDS: 30 anos

Silencedeath

Há 30 anos foi publicado o primeiro relato sobre casos de AIDS. Na época, a doença ainda era misteriosa. Levaria mais um ano para que o nome Acquired Immune Deficiency Syndrome (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) fosse cunhado e mais dois para que o vírus que a causa fosse descoberto. Pessoas estavam morrendo em números alarmantes sem que se soubesse o porquê, enquanto o medo da nova doença se misturava com o preconceito contra os homossexuais.

Como nasci em 1988, não vivi esse momento de pânico e incerteza. Minha única lembrança desse medo é de um anúncio do desenho Capitão Planeta que ensinava às crianças que beber do mesmo bebedouro, sentar à mesma mesa ou abraçar uma pessoa com AIDS era seguro.

Isso foi no início dos anos 1990. De lá para cá, o pânico deu lugar à indiferença e à complacência. Minha geração cresceu sabendo o que era a AIDS, qual sua causa e quais as formas de transmissão – e, portanto, como se prevenir. Cresceu também com os remédios antirretrovirais que transformaram a AIDS numa doença crônica. Para a minha geração, a epidemia é algo distante, algo que acontece a outras pessoas em outros lugares.

Uma imagem famosa do movimento AIDS afirma que silêncio = morte. Não é suficiente, contudo, que as pessoas relatem suas experiências; aqueles que, como eu, não viveram o pior da epidemia têm que estar dispostos a ouvir. Recomendo este artigo da Wired e este do New York Times como um ponto de partida.

Para saber mais: a página sobre AIDS da Organização Mundial em Saúde (em inglês), a página do Ministério da Saúde, uma palestra no TED muito interessante sobre o tema e o filme “E a vida continua” (And the band played on), de 1993.

Tagged

One thought on “AIDS: 30 anos

  1. Anonymous says:

    Ahem. Tem tamb??m alguns livros.🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: