O teste Bechdel

O teste Bechdel de filmes foi criado por Alison Bechdel em sua tirinha em quadrinhos “Dykes to watch out for”. O teste consiste em três elementos: 1) o filme precisa ter pelo menos duas personagens femininas que têm nomes; 2) essas duas personagens precisam conversar; 3) a conversa não pode ser sobre um homem.

 

O teste apenas mede a presença feminina nos filmes, sem nem discutir como essas mulheres são representadas. Sendo assim, é impressionante a quantidade de filmes que não passam no teste.

 

 

A conclusão, como assinalado no vídeo, é que a indústria cinematográfica produz, quase exclusivamente, histórias sobre homens, para homens. Filmes “para mulheres” são quase sempre comédias românticas, enquanto filmes para homens são histórias policiais, histórias de alienígenas, histórias de super heróis, dramas legais, filmes sobre guerra, etc etc. Não se trata de dizer que esses filmes são ruins, ou que devem ser boicotados, mas há que se perguntar porque filmes protagonizados por mulheres só parecem vendáveis se forem Sex and the City ou a última comédia romântica estrelando Kate Hudson.

Tagged , ,

2 thoughts on “O teste Bechdel

  1. Eduardo Gomes says:

    U??, s??o as mulheres que t??m que dizer "porque filmes protagonizados por mulheres s?? parecem vend??veis se forem Sex and the City ou a ??ltima com??dia rom??ntica estrelando Kate Hudson". Afinal, s??o elas o p??blico consumidos destas pel??culas. O que acho hip??crita e n??s vivermos em uma sociedade, sim, machista, onde os agentes de valores machistas e sexistas em geral n??o serem apenas homens, mas, tamb??m, as pr??prias mulheres.

  2. Anonymous says:

    Em nenhum momento eu disse que s?? os homens s??o machistas. A realidade, contudo, ?? que a maioria dos diretores, roteiristas e executivos de est??dios de cinema s??o homens que vendem seus filmes preferencialmente para homens. A quest??o n??o ?? por que as mulheres veem filmes como Sex and the City; ?? por que apenas os filmes dirigidos expl??cita e exclusivamente a mulheres trazem personagens femininas nos pap??is principais. ?? pensar por que quem faz cinema pensa que homens n??o se interessariam em ver um filme de a????o, por exemplo, estrelado por mulheres.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: