O problema da infantilização

Isto é, possivelmente, meu par de meias favorito:

 

P6170011

Não é algo exatamente adulto.

 

Também tenho que admitir que há algo infantil em se ser nerd. Não num sentido negativo, mas no sentido de demonstrar um entusiasmo infantil sobre as coisas que nos interessam. Como há algo infantil em gostar de coisas como esta:

 

 

O que de vez em quando entra em conflito com meus ideais feministas. Não acho que ser feminista e gostar de muppets, por exemplo, sejam duas coisas incompatíveis. Contudo, às vezes admito sentir um imenso desconforto quando vejo mulheres adultas retratadas de forma infantilizada. O melhor exemplo é o que o crítico de cinema Nathan Rabin designou de Manic Pixie Dream Girl em sua crítica do filme Elizabethtown. A Manic Pixie Dream Girl (MPDG), segundo Rabin é “that bubbly, shallow cinematic creature that exists solely in the fevered imaginations of sensitive writer-directors to teach broodingly soulful young men to embrace life and its infinite mysteries and adventures” (aquela criatura efervescente e superficial que existe apenas nas imaginações febris de escritores-diretores sensíveis para ensinar jovens pensativos e sensíveis a abraçar a vida e seus infinitos mistérios e aventuras). Zooey Deschanel fez carreira interpretando esse tipo de personagem. Além de ser secundária e totalmente carente de qualquer vida interior, a MPDG é também invariavelmente doce, infantil e ligeiramente excêntrica – o suficiente para tornar-se encantadora, mas não o suficiente para ser ameaçadora. É justamente esse o problema: ao apresentar uma mulher dessa forma, o que se está dizendo é que ela não precisa ser levada a sério.

 

Não vou fingir que tenho uma resposta pronta para como conciliar as duas coisas. Por enquanto, sigo vendo desenhos animados e afirmando meu feminismo.

 

Tagged , , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: