Festival do Rio

Quinta-feira, dia 20, foi o último dia do Festival de Cinema do Rio de Janeiro. Dos filmes que vi, recomendo oito, em nenhuma ordem particular:

 

1) Contágio conta a história da epidemia a partir de diferentes pontos de vista: uma das primeiras famílias afetadas pela nova doençaa, as pessoas responsáveis por investigar a epidemia, descobrir o novo vírus e desenvolver uma vacina, e até um seguidor de teorias da conspiração que propõe tratamentos “alternativos” para a doençaa. Ok, para uma epidemia global, o filme passa muito tempo focado em uma família americana branca e de classe média, mas é um blockbuster americano, afinal. Acho interessante como o filme segue todas as possíveis consequências de uma epidemia desse porte, sem vilões nem mocinhos. Aviso só que é provável que você saia do filme querendo comprar uma garrafinha de álcool para deixar na bolsa.

 

 

2) Triângulo amoroso é a tradução pavorosa e desnecessária de 3, filme de Tom Tykwer (o mesmo de Corra, Lola, Corra). Trata-se da história de um casal já em seus 40 e tantos, quando ambos se envolvem com o mesmo homem. Achei curioso que o trailer internacional apresenta a história como um drama, enquanto o trailer alemão descreve o filme como uma comédia romântica (ainda que pouco convencional). Certamente, há vários momentos de humor no filme, que aborda a infidelidade dos personagens menos como uma tragédia e mais como um desvio de percurso. Nem tudo no filme funciona (especialmente a cena com o fantasma da mãe), mas vale a pena.

 

 

3) Martha Marcy May Marlene é a história de uma mulher que foge de um culto e vai morar com a irmã mais velha. Ela tem dificuldade em se reajustar à vida fora do culto e confunde o real com o imaginado e com suas memórias. É um filme muito pesado, mas excelente.

 

 

4) Public speaking é o documentário de Martin Scorsese sobre a autora americana Fran Lebowitz, de quem admito nunca ter ouvido falar antes de ver o filme. Discordo de muito do que ela diz, mas certamente foi o filme em que mais ri no festival.

 

 

Resolvi dividir a lista em partes porque estava grande demais. Amanhã posto a segunda parte.

Tagged , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: