Festival do Rio 2: a missão

Continuação da lista de recomendações do festival. Parte 1

 

5) O abrigo, como Martha Marcy May Marlene, confunde o real com o imaginado. O filme conta a história de Curtis LaForche, que um dia começa a ter sonhos sobre uma tempestade que se aproxima. O abrigo tem um excelente ator principal, também como MMMM. O mais interessante, para mim, é que, tendo uma mãe esquizofrênica, Curtis sabe que possivelmente está alucinando, mas nem por isso deixa de construir o abrigo do título e se preparar para a tempestade.

 

 

6) Precisamos falar sobre o Kevin é a adaptação do livro de Lionel Shriver sobre um adolescente que comete uma chacina em sua escola. Eu já tinha quase comprado esse livro algumas vezes, mas sempre acabava desistindo. Quando descobri que fariam um filme com a Tilda Swinton, me animei a ler. O filme, como o livro, é extremamente perturbador. É uma ótima adaptação, ainda que perca um elemento crucial do livro: a narração em primeira pessoa pela mãe de Kevin, Eva. No livro, fica a dúvida do quanto Eva está reimaginando a infância de seu filho em vista do crime que ele comete. No filme, parece que Kevin simplesmente nasceu mau. De todo modo, um filme excelente para quem não se importar de se deprimir um pouco.

 

 

7) We were here é um documentário sobre cinco pessoas que moravam em São Francisco quando teve início a epidemia de AIDS. Um dos entrevistados diz, logo no início, que resolveu participar do filme para contar a história de seus amigos, dos quais quase nenhum sobreviveu. Triste e lindo.

 

 

8) George Harrison: living in the material world é outro documentário de Martin Scorsese, desta vez sobre uma pessoa impossível de não se conhecer. Entre as duas horas de atraso e as ameças de processo, a sessão a que fui foi bastante tumultuada. O filme é interessante, cheio de músicas do George Harrison e ainda que muito das entrevistas já foi dito em outros lugares, há depoimentos mais raros, como, por exemplo, os de Klaus Voorman e Astrid Kirchher.

Tagged , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: