Miss representation

O documentário Miss Representation* discute a forma como as mulheres são apresentadas na mídia e relaciona essa representação com a manutenção da desigualdade de gênero. Apesar de ser especificamente sobre os EUA, a situação apresentada é facilmente identificada também aqui no Brasil (e vale lembrar que os filmes, seriados e vídeos de música americanos são tanto nossa mídia quanto deles).

 

Ele não é perfeito; em primeiro lugar, o documentário fala a partir do lugar de sua narradora, oferecendo uma visão focada em mulheres brancas, hetero, cis, de classe média. Com a exceção de alguns poucos comentários de entrevistadas, o filme não aborda a forma como raça, sexualidade, classe e expressão de gênero conformam as formas como mulheres são representadas na mídia. Em segundo lugar, o documentário faz parecer que o problema é a sexualização das mulheres, ponto (notando as pernas da Katie Couric, por exemplo). Inadvertidamente, acaba por reforçar a ideia de que mulheres só podem ser levadas a sério se apagarem por completo sua sexualidade. O problema não é a sexualização, mas a objetificação das mulheres. Em todas essas imagens, as mulheres são retratadas apenas como objetos do desejo masculino, nunca como sujeitos em controle de sua própria sexualidade – o que é uma das principais coisas a alimentar a cultura de estupro, também apresentada apenas implicitamente.

 

Ainda assim, acho uma contribuição importante para a discussão. (prestem atenção especialmente na entrevista da Rachel Maddow, que é curtinha, mas excelente, como sempre)

 

*Vídeo com legendas em português

Tagged , , , , , ,

One thought on “Miss representation

  1. Silvana says:

    Obrigada pela dica, Thais. Gostei muito do document??rio. Foi uma ??tima oportunidade para conhecer o seu blog tamb??m, s??o muito interessantes e pertinentes os temas que voc?? aborda. O filme lembrou muito uma exposi????o de uma artista chamada Sanja Ivekovic, chamada ???Sweet Violence???. Segue o link com mais detalhes:http://www.moma.org/interactives/exhibitions/2011/sanjaivekovic/Bem, sei o quanto ?? dif??cil manter um blog e espero que apesar dessas dificuldades, voc?? continue trazendo quest??es e refer??ncias importantes para refletirmos.BjsSilvana

Leave a comment